Ficheiro de citações bibliográficas sobre a obra de Fernando Pessoa

Livro do Desassossego - fases

«Vimos que o Livro do Desassossego foi escrito em duas fases entre si bastante distanciadas da vida de Fernando Pessoa: a primeira principalmente em 1913, com alguns prolongamentos até 1916 e 1917; e a segunda basicamente entre 1929-1930 e 1934-1935. Alguns textos intermediários não prejudicam, por escassos em relação aos dois conjuntos, esta dicotomia.
Entre as duas fases há consideráveis diferenças qualitativas. A primeira é muito literária, dentro de uma imaginação simbolista e decadentista, tendo quase todos os textos um título. São peças em geral independentes, com uma grande preocupação esteticista. Nesta fase, o Livro ainda tem um único autor, o próprio Fernando Pessoa. Quanto à segunda fase, é diarística, coloquial, são as "confissões" de Bernardo Soares, personagem de ficção, posto que o autor não se assume como Fernando Pessoa-ele próprio, mas como uma sua mutilação: sou eu, menos o raciocínio e afectividade. Melhor dito: é Pessoa, mas com outro tipo de raciocínio e uma outra maneira de afectividade».
António Quadros (org.). Livro do Desassossego por Bernardo Soares - 1ª parte. Fernando Pessoa. Lisboa: Publ. Europa-América, 1986, p. 38.