Ficheiro de citações bibliográficas sobre a obra de Fernando Pessoa

Política


«Logo depois da queda da Monarquia, Fernando Pessoa trabalha para um livro de história e teoria com o título de Da Ditadura à República isto é, da ditadura de João Franco à proclamação da República, abarcando expressamente o período entre 1906 e 1910. Logo a seguir, escreve bastantes textos para um trabalho que se intitularia Considerações Pós-Revolucionárias. Estas obras estão imbuídas, por um lado de censura à última época monárquica e ao franquismo, por outro lado de certa esperança na aurora republicana, não deixando no entanto de dirigir as suas primeiras críticas ao Governo Provisório e ao Partido Republicano.
Depressa se desilude porém da nova classe política e então as páginas contundentes que escreveu contra as figuras de proa daquele Partido, culminando com o projecto de um opúsculo violentamente polémico e satírico, que deveria chamar-se A Oligarquia das Bestas. Estes datam de 1915 e/ou 1916 tendo sido escritos provavelmente depois da ditadura de Pimenta de Castro.»
António Quadros. (Introdução a) Páginas de Pensamento Político - 1910-1919. Fernando Pessoa. Lisboa: Publ. Europa-América, 1986, p. 17.