Ficheiro de citações bibliográficas sobre a obra de Fernando Pessoa

Caeiro - Lançamento

«O lançamento de Caeiro foi previsto não só em Portugal, mas também no estrangeiro. Pessoa mobilizou todos os amigos para dele falarem em diferentes jornais e revistas, no continente, nas ilhas e no estrangeiro: Côrtes-Rodrigues, em S. Miguel; em Espanha, através de Guisado. Previu artigos em jornais e revistas inglesas, assim como um «prefácio para a tradução» dos. poemas de Caeiro, e também um artigo em francês no Mercure de France, assim como a tradução dos seus versos e o correspondente prefácio.
O tom destes prefácios em português ou inglês (não deve ter sequer iniciado o  francês) é sempre o de despertar a curiosidade do público para um fenómeno: «o século vinte encontrou finalmente o seu poeta»; «uma obra desligada por completo das tradições literárias de qualquer tipo»; «apareceu de repente»; «A.C. é o poeta do materialismo absoluto».
Há que distinguir neste conto, em que cada um que conta acrescenta um ponto, duas fases: a do lançamento que, à boa maneira de Pessoa, não ultrapassou os tabiques do romance-drama-em-gente, e a evocação que, depois de morto, os discípulos dele fazem.»
Teresa Rita Lopes. Pessoa por Conhecer - Roteiro para uma expedição. Lisboa: Estampa, 1990, pp. 215-216.